O polêmico Ezra Pound foi uma das paixões literárias de Marcos Faerman, que escreveu o perfil do poeta norte-americano em 1984 ( Ezra Pound ), por ocasião do lançamento do livro Poesia, com traduções de seus poemas pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de cartas e ensaios sobre a sua obra.

Marcos escreveu, também neste ano, sobre as relações entre jornalismo e literatura, tomando como ponto de partida as afirmações, publicadas após a morte do jornalista Truman Capote, de que ele seria o criador do jornalismo literário (que incorpora técnicas da ficção no relato de histórias reais). Voltou-se, então, para um de seus temas prediletos - a história da reportagem - apresentando grandes coberturas, anteriores ao trabalho de Capote, que se tornaram clássicos da literatura - como O Diário do Ano da Peste, publicado em 1722 pelo escritor francês Daniel Dafoe, ou México Rebelde e Dez dias que abalaram o mundo, do norte-americano John Reed.

Sobre o mesmo tema, o jornalismo, entrevistou Carl Bernstein, um dos repórteres que investigaram o Caso Watergate (escândalo político ocorrido nos anos 1970, nos Estados Unidos, que teve como desfecho a renúncia do presidente norte-americano da época, Richard Nixon). Nesta entrevista, Bernstein fala sobre sua vida e sua concepção da reportagem.